A importância do Esporte para a Sociedade

A importância do Esporte para a Sociedade

De posse de tais elementos, o objetivo desse texto é debater sobre o esporte como ferramenta na constituição de políticas sociais para e com a juventude, o que exige abordar discussões sobre a desigualdade social e suas relações com os conceitos de cultura e participação. Para tanto, serão destacados aspectos sobre as condições estruturais da desigualdade e o modo como tal elemento atinge particularmente a juventude brasileira. “Enfim, serão apontados questionamentos para as políticas públicas que possuem nas práticas esportivas uma estratégia de intervenção. Intervenções com tais características reconhecem o esporte como instrumento de crítica e ferramenta de participação efetiva quando colocam que (1) as políticas públicas para o desenvolvimento humano são também políticas de esporte. Dá-se o nome de esporte às atividades físicas realizadas por pessoas que se submetem a regulamentos e participam de competições. A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações.

A prática esportiva também auxilia no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes os capacitando a lidarem com suas necessidades, desejos e expectativas. Nesse processo, os jovens também adquirem essas habilidades e aprimoram competências esportivas, sociais, cognitivas, afetivas e comunicativas. Tão importante quanto a prática de exercícios é a prevenção de danos que possam surgir. De acordo com pesquisas, as pessoas que não praticam exercícios com freqüência – às vezes chamadas de atletas de fim de semana – apresentam 3 vezes mais danos físicos quando comparadas com participantes de esportes organizados, e 9 entre 10 desses danos são deslocamentos e luxações, normalmente resultados do desequilíbrio entre a força muscular utilizada e a tolerância pessoal. A construção de uma cidadania cultural parte do entendimento do jovem como capaz de ação e intervenção social, dando crédito para, colocam Neves; Ferreri (2008), ações educativas lúdicas contrárias a outras que se baseiam na intimidação ou punição. Para isso, agora com Giroux (1999), é necessário entender a aprendizagem como uma forma de envolvimento o qual mobiliza e reconstrói desejos, como um processo em que o corpo se movimenta, aprende, deseja e anseia por afirmação e reconhecimento.

Como o esporte afeta na sociedade?

Eles aprendem a ser responsáveis e começam a compreender como é importante cumprir com o que foi acordado. Para se ter uma ideia do tamanho do esporte por aqui é necessário olhar apenas para o o Brazilian Series of Poker (BSOP). Criado em 2006, na última década ele quebrou diversos recordes e se tornou o principal circuito de torneios de poker no país, maior evento da América Latina e segundo maior do mundo. E o país germânico conta com mais de 1 milhão de empregos relacionados aos esportes, um número impressionante para um país com aproximadamente 80 milhões de habitantes. Além dos benefícios tangíveis, também existem diversos benefícios sociais relacionados ao esporte.

Contribuir para a formação de cidadãos críticos, participativos e transformadores de suas realidades, utilizando o esporte como ferramenta. Assim, o Núcleo Comunitário Calvariano, localizado no Jardim São Pedro de Viracopos, região Sudoeste de Campinas/SP, adota a prática como estratégia do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, atendendo 120 crianças de 6 a 14 anos. Essas duas substâncias são responsáveis por aumentar a sensação de bem-estar, relaxamento e a felicidade, em geral.

Prática de esportes garante socialização e é aliada na formação de crianças e adolescentes

São mais de 200 países registrados na FIFA, maior entidade do esporte, com mais de 1,3 bilhão de pessoas ao redor do mundo envolvidas de maneira direta e indireta com ele. O aquecimento deve durar de 5 a 20 minutos, utilizando 50% da sua capacidade máxima de condicionamento. Os objetivos deste preparo (aquecimento) são o aumento da temperatura corporal e a melhora da flexibilidade, evitando lesões nas regiões a serem estimuladas pelo exercício.

Fifa suspende dirigente espanhol que beijou jogadora à força

O alongamento é a forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização de movimentos de amplitude normal, com o mínimo de restrição possível, preparando assim o corpo para a atividade a ser realizada, evitando riscos aos músculos esqueléticos, tendões e articulações. Ao executar os movimentos, fique atento à postura correta, mantendo a respiração lenta e profunda. A Fundação FEAC é uma organização independente que atua em Campinas com o objetivo de contribuir para a criação de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades. É bom treinar nessa aula porque me ajuda no futebol”, diz o pequeno Felipe Reis, de 10 anos.

O importante impacto econômico e social dos esportes

A freqüência de treinamento aeróbico deve ser de, no mínimo, três vezes por semana. Exercícios regulares com pesos são acessórios fundamentais na construção Senhor Esporte e manutenção da massa óssea. Através da liberação de neurotransmissores que melhoram o funcionamento cerebral, é possível sentir um bem-estar global.

O esporte pode ajudar a aumentar a prosperidade econômica, proporcionar oportunidades de emprego e contribuir para aumentar as aspirações e os níveis de qualificação de maneira direta e indireta para todos os envolvidos com eles. Material desenvolvido com apoio do professor de educação física Wagner Gasparini, graduado pela FMU, pós-graduado em Treinamento Desportivo pela FMU e pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina. A intensidade é estabelecida no exercício em termos de percentual da resposta da frequência cardíaca máxima individual. Todos esses dados colaboram para a formulação correta de um programa de exercícios individualizado, baseado no estado de saúde e de aptidão da pessoa. De acordo com a coordenadora, a instituição procura incentivar bons hábitos alimentares. “Já tivemos bons resultados, mas é preciso que essa rotina seja seguida dentro e fora da instituição.

Como consequência, as crianças tendem a conviver mais facilmente em sociedade e ter maior agilidade de raciocínio. “Trabalhamos o exercício físico de acordo com a idade e nos preocupamos com a socialização. Não focamos na profissionalização, mas nosso trabalho é bem feito”, relata Marcos.


Publicado

em

por

Tags: