A Apple revelou nesta segunda-feira (5) seu tão aguardado óculos de realidade aumentada (ou mediada) Vision Pro, que permite assistir e fazer chamadas de vídeo, navegar na internet e controlar objetos virtuais em 3D. O dispositivo promete ser um concorrente de peso para o Quest 3, óculos de realidade mista da Meta. Na perspectiva deleuziana, a recognição limita o pensamento, evitando que ele procure seus modelos em aventuras mais estranhas e/ou comprometedoras. E é com base no entendimento do virtual como recognição que entendemos melhor a crítica de Baudrillard, uma vez que, para ele, a instauração de uma realidade artificial pretenderia repetir o mundo no âmbito do ideal. O que Baudrillard denuncia não é propriamente o virtual (como pensado por Deleuze e inicialmente apropriado por Lévy), mas, sim, o poder da recognição dentro da realidade artificial. É nesse sentido (do virtual como “entidade” desterritorializada) que se tem trabalhado de maneira ampla com o virtual na nossa contemporaneidade; seja por um viés “otimista” (Lévy), seja por um viés mais “pessimista” (Baudrillard).
Isso não significa, porém, que o metaverso está distante do dia a dia das pessoas. E pasmem, jogar em um metaverso pode estar mais próximo do que imaginamos, ou poderia arriscar que, até certo ponto, algumas pessoas já jogam no metaverso, como em jogos do Fortnite, que o jogador pode entrar em um bate-papo com amigos em uma plataforma de console e iniciar um jogo com eles. Mas, não se sinta perdido com todas as especulações que você leu por aí, todos estão tentando dar alguma definição para o metaverso, mas é muito difícil tentar explicar algo que, necessariamente, ainda não existe. Feito isso, basta acessar o respectivo marketplace, escolher o lote que deseja comprar, cadastrar sua carteira digital e efetuar a compra. Os jogos Decentraland e The Sandbox possuem seus próprios mercados e permitem a compra dos terrenos virtuais diretamente pela plataforma.
Mercado financeiro adota realidade virtual para entreter funcionários
Ele é utilizado em qualquer tipo de negociação feita entre os usuários dentro do universo 3D. Ter pelo menos um certo conhecimento da sua língua e tentar escrever corretamente são o que todos deveriam buscar. São nesses espaços que podemos aperfeiçoar nossa escrita, nosso maravilhoso português.

Entenda o que é o metaverso e por que ele pode não estar tão distante de você
A questão é colocar tudo em um ambiente só”, afirma Marcelo Santaniello, diretor de operações da Nexus VR. Por isso, a própria pandemia fez com que mais empresas olhassem para o metaverso com atenção, algo impulsionado pelos avanços tecnológicos recentes. Ele cita casos de sucesso recentes de jogos que trouxeram elementos da “vida real” para o virtual, como cupom da amazon o Roblox e o Fortnite, que já realizou até shows de cantores no jogo. “Eles tinham a leitura de que o mercado não estava pronto porque os equipamentos eram recentes e caros”, afirma Felipe Coimbra, diretor de tecnologia da empresa. Para ele, a grande mudança que o Facebook pode trazer é a transformação do metaverso não como entretenimento, mas como serviço.
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A Decentraland se intitula como “o primeiro metaverso descentralizado”, pois trouxe uma experiência virtual baseada em blockchain. Por outro lado, a Meta foca no Horizon Worlds e realidade virtual como um metaverso social. Para a empresa dona do Facebook e do Instagram, o metaverso é o “futuro da conexão social”, um lugar feito para conectar pessoas a experiências imersivas por meio da realidade virtual e avatares. Assim, Stephenson tinha material suficiente para cunhar o termo metaverso e também explica o porquê dele somente ser acessível por dispositivos de realidade virtual.
A ideia é permitir que os usuários participem de reuniões virtuais com seus avatares em 3D. A fala de Zuckerberg deixa claro que o metaverso será um ambiente onde os usuários podem replicar suas vidas no mundo físico, incluindo a realização de atividades cotidianas, como frequentar a igreja. A Igreja Batista da Lagoinha foi a primeira a entrar na plataforma e realizar um culto online, chamado de LagoVerso. Apesar de ter ganhado popularidade em 2021, quando o Facebook mudou de nome para Meta, o termo metaverso apareceu pela primeira vez no livro de ficção científica “Snow Crash”, publicado em 1992 pelo autor norte-americano Neal Stephenson. Na obra, os personagens utilizam o mundo digital para escapar de uma realidade distópica.
Em caso afirmativo, isso só deve acontecer daqui a alguns anos, quando as tecnologias necessárias ao desenvolvimento do universo virtual estiverem mais maduras e acessíveis. Entretanto, é importante ressaltar que o metaverso não é um projeto exclusivo da Meta. O universo digital seria integrado a outros produtos da fabricante, incluindo o Microsoft Teams.
Nesse primeiro circuito de atualização dos virtuais, o atual é complemento ou o produto, o objeto da atualização, que tem esta como sujeito virtual. Assim, a atualização do virtual é a singularidade, ao passo que o atual é a individualidade constituída. O virtual é o principal atributo do ciberespaço e aquele que melhor o descreve. Jogos baseados em blockchain, como o The Sandbox, utilizam bastante os NFTs. Nesse game, os jogadores usam tokens não-fungíveis para vender imóveis virtuais a outros players, por exemplo.