É importante lembrar que a CNH Digital não substitui a versão física, apesar de ser aceita como forma oficial. Ela é uma opção prática e segura para quem deseja ter o documento sempre à mão, sem precisar carregar a carteira de habilitação original. A CNH digital é uma versão online da sua habilitação, esse documento tem a mesma validade do impresso. Então pode ser utilizado da mesma forma, inclusive antes de receber sua CNH física, seja porque renovou ou tirou uma nova, a versão digital já está disponível.
Veículos
A versão digital da CNH oferece várias funcionalidades que facilitam a vida dos motoristas. Além de permitir o acesso rápido à habilitação, o aplicativo oferece outras utilidades. Cnh quente Depois de baixar a CNH e fazer o processo citado acima, é preciso entender como validar a CNH digital. Esse é um requisito para ter acesso à versão on-line do documento.
Meu carro
Apesar da facilidade que a CNH Digital representa, por se tratar de uma ferramenta mais recente e tecnológica, é normal que dúvidas sobre o uso desse tipo de habilitação surjam. Autoesporte traz um guia com as principais informações sobre seu uso. Outras funcionalidades do aplicativo envolvem a possibilidade de compartilhar o documento de um mesmo veículo com outro motorista. Essa ferramenta auxilia nos casos em que um automóvel é dirigido constantemente por mais de uma pessoa.
Dicas de segurança no trânsito: o que você deixa dentro do carro?
Por exemplo, com este documento digital, os motoristas podem comprovar sua habilitação sem necessidade de um cartão físico, minimizando chances de perda ou danos. A opção pela CNH Digital é uma alternativa oferecida aos condutores que desejam ter sua carteira de motorista de forma eletrônica, por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. A CNH Digital é uma versão eletrônica da carteira de motorista tradicional, oferecendo praticidade, segurança e uma adaptação ao nosso cada vez mais digitalizado modo de vida. “O Detran/SP alerta que, neste momento, não haverá impressão da CNH em papel.
Após se cadastrar no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” e criar uma chave de acesso, entretanto, não será necessário informar seus dados todas as vezes em que precisar utilizar o documento através do aplicativo. Garantir a CNH Digital antes mesmo de receber a versão física é um processo simples e conveniente. Ao seguir os passos mencionados neste guia, você poderá desfrutar dos benefícios da CNH Digital, com praticidade e facilidade de acesso, desde o início de sua jornada como condutor. Segundo o Ministério das Cidades, que criou o app, ele possui diversos padrões técnicos com o objetivo de aumentar a segurança. Depois de seguir nossos passos sobre como baixar o aplicativo CDT e realizar a ativação no Portal de Serviços do Denatran, você pode acessar a versão digital prontamente. Sim, a CNH Digital substitui a habilitação física, e possui a mesma validade do documento impresso, podendo ser apresentada diretamente pelo celular.
Depois, tanto a CNH Digital quanto o CRLV Digital estarão disponíveis off-line, sendo acessados, apenas, com a senha de quatro dígitos. Abastecer o carro custa cada vez mais caro para os motoristas. É possível consultar uma placa e descobrir se um carro tem multas e pendências indesejáveis. Caso o agente se recuse a aceitar a CNH digital, o motorista pode fazer uma ocorrência no Órgão de Trânsito em que ele trabalha ou na Senatram. Se houver alterações nos seus dados, é importante entrar no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” e realizar as atualizações correspondentes. Geralmente, existe uma seção no aplicativo dedicada à gestão e atualização dos dados da CNH.
De acordo com o Ministério das Cidades, que desenvolveu o app, há uma série de padrões técnicos que foram desenvolvidos com o objetivo de permitir o funcionamento de um sistema de criptografia, garantindo a segurança no uso da CNH digital. Se a sua CNH não tem o QR Code, você pode solicitar uma 2ª via do documento no Detran da sua cidade ou esperar a data de renovação da sua habilitação. Ainda conforme o Denatran, se não receber o código, é necessário que o condutor verifique se o e-mail informado está correto. Segundo o órgão, cabe ao condutor informar ao Detran do estado onde tem seu registro se deseja receber a CNH digital antes da física. O cidadão que acabou de passar no exame prático, renovar a CNH ou solicitar a segunda via do documento, poderá baixar a CNH Digital antes de receber o documento em casa.
Para quem ainda não utiliza essa versão, vale a pena considerar a transição para a digital, aproveitando todos os benefícios que ela proporciona. Para obter a versão digital da CNH, é necessário seguir alguns passos simples. O processo é fácil e pode ser realizado diretamente pelo celular. Outro recurso importante para quem divide o carro é compartilhar o CRLV-e (o documento do carro) com outros condutores. A CNH Digital é reconhecida como um documento oficial válido para fins de identificação e comprovação da habilitação para dirigir. Ela possui a mesma validade jurídica da versão física da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
É possível atualizar informações como endereço e dados pessoais de maneira simples e rápida. Como vimos, aderir à CNH Digital não apenas simplifica a apresentação dos documentos, como também promove uma experiência mais eficiente e acessível para os condutores. A adesão à CNH Digital é feita por meio do aplicativo oficial “CDT – Carteira Digital de Trânsito”. Você pode ver como baixar o aplicativo seguindo os passos que mostramos logo acima. Como vimos anteriormente, a CNH Digital é uma alternativa válida e legal que substitui a versão física da Carteira Nacional de Habilitação.
Lembrando que este serviço está disponível para condutores que possuem a CNH com o QR Code e o CRLV eletrônico emitido a partir de 2017. Por meio do aplicativo, você pode armazenar, acessar e fazer o download dos documentos para acessar offline, sendo muito prático em locais que não contam com uma conexão à internet. A CNH digital não apenas representa uma evolução nos documentos de condução, mas uma revolução na experiência do condutor. O aplicativo também permite consultar o histórico de infrações no Detran, pontos na carteira, indicar o autor de uma infração, entre outros serviços.
Esteja sempre atento às orientações dos órgãos de trânsito e aproveite as vantagens oferecidas pela tecnologia para simplificar sua vida no trânsito brasileiro. Por fim, outro ponto positivo de ter a CNH digital é a praticidade que o documento virtual traz para o condutor. Assim, não é necessário enfrentar filas ou perder tempo para baixar. Caso você seja o proprietário do veículo mas não seja a pessoa que o utiliza, você pode indicar o Principal condutor na seção específica do aplicativo.
A CNH digital é a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ela tem o mesmo valor jurídico da impressa e sua obtenção é opcional. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) desenvolveu o aplicativo que pode ser baixado gratuitamente nas lojas App Store e Google Play. A verificação dos dados se dá por meio de um QR Code que está presente nas versões física e digital do documento. Então é bom saber que por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as autoridades de trânsito não podem recusar a sua CNH.
Qualquer atualização necessária, como mudança de endereço ou informações pessoais, deve ser realizada manualmente pelo titular do documento. Motorista, se você chegou até aqui, mas ainda restam dúvidas, nós separamos algumas das principais questões feitas pelos condutores para responder e te ajudar. A opção é uma escolha do condutor e oferece praticidade ao permitir que o documento seja armazenado e acessado eletronicamente. Além disso, lembre-se de que o dispositivo precisa estar com bateria suficiente para a visualização do documento, pois ao não apresentar, você pode ser multado por infração leve. Motorista, se por algum motivo desejar acessar o app CNH Digital no computador, basta entrar no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e fazer login utilizando sua conta “gov”. Concluindo esses passos, você terá sua CNH Digital totalmente válida e autêntica para usar sempre que precisar.