Coisas que você precisa saber antes de fazer uma cirurgia plástica

Embora não tenha havido sinais de rejeição nas primeiras semanas após o transplante, uma autópsia concluiu que Bennett morreu de insuficiência cardíaca devido a “um complexo conjunto de fatores”,  incluindo a condição dele antes da cirurgia. Um mês após a cirurgia, seus médicos disseram acreditar que sua função cardíaca estava excelente e retiraram todos os medicamentos para apoiar sua função cardíaca. “Não tivemos nenhuma evidência de infecções nem de rejeição no momento”, disse Griffith na época. Faucette era que aproveitássemos ao máximo o que aprendemos com a nossa experiência, para que outros possam ter garantida a oportunidade de um novo coração quando um órgão humano não estiver disponível. Ele disse à equipe de médicos e enfermeiros reunidos ao seu redor que nos amava. Sentiremos muita falta dele”, disse em nota Bartley Griffith, responsável por fazer a cirurgia e diretor clínico do Programa de Xenotransplante Cardíaco da Escola de Medicina da Universidade de Maryland.

Moradores de Águas Lindas de Goiás (GO) e já pais de um menino de 4 anos, os dois dizem ter tranquilidade para enfrentar uma gestação diferente e acumula expectativas para quando a família estiver completa. Porém, segundo os especialistas, o acompanhamento ortodôntico fica por conta do paciente. Em caso de necessidade, ele deve procurar um CEO (Centro de Especialidade Odontológica) mais próximo para avaliação. Isso pode mesmo acontecer, segundo Abdominoplastia Antes e Depois Márcio de Morais, professor da área de cirurgia bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). “Todo paciente que passa por uma cirurgia ortodôntica vai ter um certo grau de dormência. Isso é uma ocorrência da cirurgia”, explica. Na primeira, não gostou dos resultados, então, depois de alguns anos, procurou por uma nova cirurgiã, quando o resultado foi mais satisfatório.

A lipoaspiração, o implante de silicone e a abdominoplastia são os procedimentos mais procurados. O Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB) realizou nesta sexta-feira (27) uma cirurgia inédita no Distrito Federal. Antes mesmo de nascer, um bebê passou por uma cirurgia dentro do útero de sua mãe para corrigir uma malformação conhecida como “espinha bífida”, quando parte da coluna fica exposta. Chamada cientificamente de meningomielocele, a doença gera limitações motoras e problemas neurológicos desde o útero, com consequências até o fim da vida.

Segunda pessoa a receber transplante experimental de coração de porco morre quase seis semanas após procedimento

“Chega uma hora que a gente não é guerreira e não está bem. E tudo bem. É importante a gente se permitir vivenciar todos os sentimentos que essa doença traz. É muito medo, ansiedade, muita expectativa”, emocionou-se ela. “Acabou a radioterapia. Agora são dois meses de pausa. E aí vem a cirurgia. E a cura virá”, celebrou Preta Gil, por meio de um vídeo publicado em sua conta no Instagram. No post ela acrescenta que “venceu mais uma batalha” e agradece o trabalho de médicos responsáveis por seu tratamento, além do apoio de amigos e colegas. A recuperação após a abdominoplastia combinada exige cuidados específicos para cada procedimento realizado.

O HMIB também já conta com experiência de outros procedimentos intrauterinos, incluindo transfusão de sangue para fetos e laser em gestações gemelares. O indicado, no geral, é que a pessoa fique afastada, no mínimo, 15 dias do trabalho, em repouso (é possível andar, ir até o banheiro, etc). Antes desse período, o paciente não pode fazer atividades físicas que demandem muito esforço e/ou de esportes de contato. O procedimento consiste em realinhar as estruturas da mandíbula e/ou da maxila, com serras, parafusos e placas de titânio em um centro cirúrgico, além do acompanhamento odontológico prévio —exceto em alguns casos, chamados de benefício antecipado.

Esse procedimento tem o propósito de reparar os danos e estabilizar os ossos afetados. Nessa mesma época, Lula falou em sua live semanal que as dores o deixavam “irritado”, “nervoso” e de “mau humor”. Na transmissão da última terça-feira, o presidente contou que cogitou realizar o procedimento logo após as eleições, mas que temeu passar uma imagem fragilizada. Ao comentar sobre a recuperação, disse que não terá imagens suas usando andadores e muletas. A realização da cirurgia no HMIB também é uma realização de sonhos para os servidores da área.

A recuperação de Kayky Brito

A maxila é o osso responsável por suportar os dentes superiores e a mandíbula, os inferiores. No entanto, por diversas causas, principalmente genéticas, algumas pessoas desenvolvem as estruturas com maior discrepância entre elas. No entanto, a rejeição de órgãos é “o desafio mais significativo nos transplantes tradicionais que envolvem também órgãos humanos”, disse a a unidade de saúde em nota. De acordo com Ana Helena Germogli, a recomendação de permanência no Alvorada tem o objetivo de permitir a fisioterapia e manter alguns movimentos restritos. A médica também alertou para o risco de contaminação pela Covid-19, já que os casos estão em alta. Na ocasião, Preta Gil também lamentou que tenha vivido um drama familiar ao longo do delicado processo de tratamento da doença.

Veja sobre cirurgia

Além disso, a partir da sexta semana de repouso, é possível iniciar o processo gradual de recuperação da capacidade de locomoção, com o paciente utilizando muletas para apoio. Preta Gil foi diagnosticada, em janeiro deste ano, com a doença, que se desenvolveu na porção final do intestino, como explicaram os médicos responsáveis por seu tratamento. De março para cá, a cantora foi submetida a sessões de quimioterapia e radioterapia, que tinham por objetivo destruir o tumor e impedir que as células doentes se multiplicassem. Agora, ela aguarda a realização da cirurgia que visa remover completamente o tumor. O paciente precisará seguir as orientações do cirurgião plástico quanto à higienização, repouso, uso de roupas compressivas e atividades físicas.

O paciente adota uma postura incessante de busca por um aperfeiçoamento estético”, explica. Por haver um caráter estético, há o risco do paciente não ficar satisfeito com o resultado. Por isso, é importante alinhar as expectativas do processo todo, conforme ressalta Neves. “Às vezes, a expectativa é muito grande e a pessoa pode viver um relacionamento muito conflituoso com a própria imagem e, neste caso, é bom ter um acompanhamento psicológico ou psiquiátrico”, explica. “O acompanhamento psicológico é recomendado somente em raras exceções, quando o paciente apresente grande ansiedade ou tenha altíssima expectativa não contemplada através da manobra técnica.” O boletim médico divulgado pelo hospital indicou um cenário de recuperação após o procedimento cirúrgico, suscitando dúvidas sobre o processo pós-operatório do ator.

O foco número 1 é trazer mais qualidade de vida, segundo Gabriel Pastore, cirurgião bucomaxilo do Hospital Moriah (SP). “Tem esses dois lados. O da estética que, para quem tem o problema, não é nada agradável, você fica com a autoestima baixa. Mas a parte da saúde era o mais importante para mim”, conta o técnico de internet, de Pará de Minas (MG). Isso porque, em crianças, tenta-se corrigir o problema com aparelhos ortodônticos. Às vezes, dá certo, mas em outras situações, só com esse paciente mais velho é possível realizar o procedimento. Para ficar mais claro, são pacientes que possuem um queixo mais avantajado, por exemplo, ou ao contrário, com o maxilar maior do que a mandíbula.

Há também a chance de inflamação crônica, que pode evoluir para necrose do nariz, por causa da aplicação de materiais inócuos, como o silicone líquido”, explica o cirurgião. As consultas pré-operatórias também são uma oportunidade para o paciente compreender as expectativas e etapas da cirurgia. Segundo o Dr. Kostic, as expectativas do paciente devem ser alinhadas com o profissional. “Elas são essenciais para o contato com o paciente e cirurgião e para a definição de detalhes sobre a cirurgia. Isto é, análise de exames, necessidade e tamanho de implantes, flacidez da pele, entre outros detalhes”, exemplifica. Por isso, Bora recomenda aos pacientes sempre procurar saber as qualificações, casos de sucesso e o suporte oferecido pelo profissional.

A frustração em não ter a expectativa alcançada pode afetar a autoestima do indivíduo e desencadear problemas psicológicos como a depressão. Com a projeção estatística de cerca de 250 crianças nascidas ao ano no Brasil com “espinha bífida”, pesquisadores da área trabalham para expandir o número de hospitais que poderão se tornar referência para a realização do procedimento. No caso do HMIB, além de atender gestantes do Distrito Federal e de outras regiões do Brasil, há o plano de capacitar mais profissionais. “Aqui nesse hospital teremos a formação de novos especialistas que vão dar continuidade a isso. O que nós queremos é que as novas gerações herdem essa experiência e continuem a trabalhar no SUS, oferecendo este serviço”, explica a diretora de atenção à saúde do HMIB, Andréia Regina Araújo.


Publicado

em

, ,

por

Tags: