Emissões de poluentes por veículos automotores

Emissões de poluentes por veículos automotores

Entre os países que sofreram notável aumento na motorização individual, o Brasil ganha lugar de destaque, fato que implica a intensificação do tráfego de veículos nos grandes centros urbanos, bem como congestionamentos cada vez mais frequentes (Drumm et al., 2014). Conforme especialistas, o risco de infarto, hipertensão, enfisema pulmonar e problemas respiratórios é agravado pela poluição atmosférica causada pela frota veicular. Água e electricidade são dois componentes que nunca devem estar em contacto. Por incrível que pareça, colocar gasolina num carro diesel ou colocar diesel num carro a gasolina é um problema bem mais recorrente do que aquilo que possa imaginar. Apesar de todas as técnicas que as gasolineiras usam para diferenciar os dois tipos de combustível, que vão desde agulhetas de espessuras diferentes a cores diferentes, este erro continua a acontecer e pode danificar bastante o motor do seu carro.

Os impactos mais conhecidos pela emissão de gases poluentes são o aquecimento global e o efeito estufa. Contudo, outros também são verificados, como o efeito smog, que acontece quando há diminuição significativa da visibilidade, e a chuva ácida, que provoca sérias alterações no solo, nas águas e na vegetação. De acordo com Teixeira et al. (2008), os veículos automotores causam emissões com grande variedade instalação de GNV RJ de substâncias tóxicas, as quais, em contato com o sistema respiratório, podem causar diversos efeitos negativos à saúde, principalmente em crianças e idosos. Entre os gases causadores do efeito estufa, o de maior importância é o gás carbônico, que é o principal composto resultante da combustão completa de combustíveis; quando em grande quantidade, junto com outros poluentes, forma um filtro na atmosfera.

Esses combustíveis, em sua queima incompleta, ao serem utilizados em máquinas térmicas e veículos automotores, lançam grande quantidade de gás carbônico na atmosfera, fazendo destes os grandes vilões no que se refere ao aquecimento global e efeito estufa. No motor a diesel, a injeção do combustível acontece durante o processo de combustão espontânea convencional, onde o diesel é injetado em um ar que está fortemente comprimido. Isso resulta no aumento abrupto da temperatura, atingindo níveis que propiciam a formação de NOx e contribuem no processo de pirólise (reação de análise ou decomposição que ocorre pela ação de altas temperaturas), onde é gerado material particulado. Por ser injetado diretamente no ar comprimido (onde já se inicia a combustão), sua mistura acaba sendo menos homogênea do que a que ocorre na gasolina. A falta de excesso de ar na mistura que está reagindo provoca uma combustão incompleta, emitindo fuligem, monóxido de carbono (CO), e hidrocarbonetos (HC). Por esses fatores, os motores a diesel, em relação aos a gasolina, costumam emitir sete vezes mais poluentes na atmosfera em termos de emissões de materiais particulados.

Quais os problemas que os automóveis podem causar?

Se abasteceu o combustível errado e deu conta antes de colocar o carro a trabalhar, então não o faça. Deve chamar um reboque e levar o carro para a oficina mais próxima para lhe esvaziarem e limparem o tanque e o circuito de alimentação do motor. Sobreaquecer o motor, no pior dos casos, pode significar que o seu carro não tenha salvação. O valor de reparação de um motor que sobreaqueceu pode ultrapassar o valor comercial do carro. Mesmo que tenha seguro contra todos os riscos, muitas vezes as seguradoras consideram o carro como perda total. Quando a correia de distribuição parte, dependendo da velocidade a que estiver a circular, o efeito “chicotada” poderá danificar vários componentes no compartimento do motor.

Um dos maiores problemas que assolam a sociedade é a poluição atmosférica, que alcançou proporções mundiais. Seus impactos são severamente notados nas comunidades e no meio ambiente, que são negativamente afetados de modo constante pelos níveis elevados de poluição do ar (Instituto Unibanco, 2003). Os impactos ambientais são causados por diversos motivos, inclusive o uso de carro, mas sabemos também que veículos se tornaram uma necessidade [newline]para algumas pessoas. Os danos começam já com o motor ligado, ou seja, todos os veículos em locomoção acabam gerando algum tipo de poluição. Conheça, então, os piores problemas mecânicos que um carro pode ter e quais os cuidados a adotar para evitar ao máximo um problema mais grave.

O motor a diesel tem uma queima de combustível mais lenta e contínua, “empurrando” o pistão para baixo de maneira mais duradoura e oferecendo maior torque (esforço de rotação), com rotações mais lentas. Isso o deixa mais forte e, portanto, mais adequado para ser utilizado em meios de transporte com grandes cargas. Essa vantagem também dá ao motor a diesel a característica de ser mais duradouro, pois causa um menor impacto nas manivelas (virabrequim) do motor. Está presente também na composição dos combustíveis, porém em menor quantidade, nitrogênio e enxofre, que quando sofrem o processo de combustão formam compostos tóxicos como dióxido de enxofre (SO2), sulfeto de hidrogênio (H2S) e óxidos de nitrogênio (NOx).

Caso o sistema de travagem do seu carro esteja muito desgastado, este sistema sendo bastante complexo significa que substituir algumas peças não ficará barato. Por isso, o melhor é mesmo estar atento ao sinais de desgaste deste sistema e ter alguns cuidados, não só para economizar alguns euros, mas sobretudo pela sua segurança. Para evitar o sobreaquecimento do motor, sobretudo nos dias de maior calor, verifique o nível de líquido refrigerante e de óleo com regularidade. Sempre que estiver parado no trânsito, esteja atento ao indicador da temperatura do motor. Mas, ainda há muito a ser feito para que o Brasil consiga reduzir a emissão de gases nocivos à saúde e ao meio ambiente. Por isso, é necessário investir em pesquisas e tecnologia para que seja possível acompanhar as reduções que estão sendo feitas em escala mundial.

Reparações mecânicas por norma nunca são baratas, mas algumas podem ser mais caras que outras. Hoje debruçamo-nos sobre os piores problemas mecânicos que um carro pode ter. Ainda segundo o relatório, 34% dos veículos que rodam a cidade têm mais de 20 anos de uso. Ou seja, a tecnologia utilizada por eles para a emissão de gases está defasada, impactando ainda mais a poluição. De acordo com Moreira (2007), esses impactos são verificados nas áreas próximas às fontes de poluição. Um dos seus principais efeitos é o dano à saúde humana, quando a concentração de poluentes do ar aumenta sem que sejam dispersos pela ação da meterorologia, da topografia e de outros fatores.

É produzido quando hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio reagem na atmosfera ativados pela radiação solar; exerce também importante função ecológica ao absorver radiações ultravioletas do Sol, porém pode ser nocivo nas camadas inferiores da atmosfera (Braga, 2005). Esta classificação abrange uma classe de poluentes constituída de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera devido ao pequeno tamanho (PCPV, 2005). Quanto menor o tamanho das partículas maior o efeito sobre a saúde, devido à facilidade de penetrar profundamente no aparelho respiratório (Vesilind; Morgan, 2011). A constituição dos poluentes emitidos pelo tubo de escapamento dos veículos é gerada durante a reação incompleta que ocorre no motor (Dutra et al., 2004). Cada alargamento ou extensão de avenida, cada nova ponte e viaduto, cada túnel dedicado aos automóveis acaba por incentivar ainda mais o uso do carro, piorando o congestionamento depois de um curto período de alívio ilusório. Cada vez mais pessoas criticam o uso excessivo dos carros nas cidades, ainda que continuem dirigindo.


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