Floração

Floração

Ela começa com uma semente que cresce e se torna uma planta, produzindo mais sementes. Apesar do curto período de vida da maioria delas, existe muitas coisas que acontecem no processo para criar novas frutas contendo sementes. Como sempre, a economia estimula a ciência, já que os segredos da evolução podem conduzir a novas tecnologias para a produção de flores.

Para confirmar a teoria, foram encontrados na Suécia fósseis de plantas bem preservados, com mais de 105 milhões de anos, cujo pólen tinha uma fina cobertura viscosa, típica de vegetais polinizados por insetos. Esses mesmos insetos que a princípio ofereciam perigo à planta tornaram-se quase imprescidíveis à fecundação e, com o tempo, teria surgido um jogo curioso. Os vegetais se precaviam contra os predadores, mas também procuravam atraí-los. Assim, colocaram os grãos de pólen em um local mais acessível, criando os estames, astes que produzem e abrigam os grãos na sua ponta.

Para Que Serve a Polinização das Plantas?

Entretanto, dependendo da variedade, muitas pessoas optam por flores menores em caules mais resistentes. Uma outra forma de a natureza continuar o ciclo da vida é fazendo com que as espécies nativas possam se desenvolver em locais diferentes do que é o habitual para elas. Podemos destacar, por exemplo, o desenvolvimento das cerejeiras em terras brasileiras, sendo ela uma planta originária do Japão. Era mesmo, mas o exemplar vivera cerca de 35 milhões de anos atrás, e a espécie a que pertencia já não existe mais. São palavras da paleobotânica Lélia Duarte, do Departamento Nacional da Produção Mineral, hoje na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Quando o tempo aquece na primavera, os bulbos enviam até caules e tulipas de todas as cores do arco-íris. Para obter flores maiores, corte-as no final do inverno ou no início da primavera. As hortênsias produzirão flores muito maiores se forem podadas com força a cada ano.

Qual é a época da flor?

Inverno

E só puderam se expandir porque enfrentaram o desastre ecológico com mais aptidão que os vegetais mais antigos, destituídos de flores. Em pouco mais de um ano, com a chegada dos frutos, a planta começará a morrer. “O metabolismo normal simplesmente cessa”, explica o botânico Hermógenes de Freitas, do Parque Ecológico da Universidade Estadual de Campinas. Compreender as diferentes variedades de hortênsias e suas necessidades específicas é a melhor maneira de garantir muitas flores. Em diferentes partes do país, os mesmos tipos de hortênsias florescem em momentos diferentes devido ao clima. Uma hortênsia pode florescer mais cedo em um jardim mais quente, sul ou costeiro do que em um jardim mais fresco na parte norte.

Agave (Agave Angustifolia): Planta Paisagística

Fósseis mais antigos mostram que a maior parte das plantas era polinizada pelo vento, que carregava os grãos de uma flor para outra. Outras, contudo, recebiam a visita de insetos oportunistas, provavelmente besouros — que carregavam os grãos de pólen de uma flor para outra, facilitando a fecundação. Só que o trabalho não era gratuito e o inseto comia parte do óvulo da planta. Para agasalhar seu órgão reprodutor, a planta envolveu-o com uma folha especializada que ficava ao seu redor e já tinha a função de reprodução. Ela se fechou até recobrir completamente o óvulo, desenvolvendo contudo uma superfície para receber o pólen — o estigma. Essa estrutura foi evoluindo até ficar semelhante a uma garrafa, dentro da qual estão os óvulos, formando o aparelho feminino de reprodução.

Isso desde que você a evite quando os botões de flores estiverem abrindo. Por exemplo, a Hydrangea quercifolia, floresce no início do verão nos jardins do sul, no estrangeiro. Enquanto isso, em uma paisagem do meio-oeste, pode florescer do solstício de verão ao início do outono.

E depositavam seus óvulos a céu aberto, nas junções dos galhos com o caule. Então, como a Eva da Bíblia, uma espécie aprendeu a se cobrir com uma folha, que logo se tornou uma das invenções mais felizes flor carnivora da natureza — a flor. Como é preciso crescer e plantar brotos no mesmo ano em que florescem, os arbustos em um novo crescimento geralmente começam a florescer mais tarde do que os antigos.


Publicado

em

por

Tags: