INTERNET E A POTENCIALIZAÇÃO DA ATIVIDADE TURÍSTICA

INTERNET E A POTENCIALIZAÇÃO DA ATIVIDADE TURÍSTICA

Toda a cadeia produtiva é beneficiada nesse processo, desde os empreendedores de serviços turísticos, com ampliação da visitação, gerando economia e renda para a cidade, até o turista, que tem a sua experiência melhorada a partir do momento da compra da viagem. O turismo é uma atividade econômica que tem ganhado mais espaço na economia internacional e doméstica dos países de todo o mundo, contabilizando uma participação cada vez maior na arrecadação de receitas e na composição do Produto Interno Bruto (PIB). Na atualidade, várias localidades do globo são dependentes da atividade turística, que possui um peso muito grande na geração de riquezas. No mundo, os principais centros turísticos são os Estados Unidos e os países da União Europeia, porém, nos últimos anos, surgiram novos polos do turismo mundial, com destaque para os países do Sudeste Asiático. O Observatório do Turismo de Minas Gerais criou este Power BI com o objetivo principal de fornecer aos municípios de Minas Gerais, informações relacionadas à economia formal das atividades tipicamente e parcialmente turísticas, de forma simples e acessível. Nele, é possível conseguir informações do Novo CAGED, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, onde são registradas as admissões e desligamentos de empregados, atualizado mensalmente.

O turismo compreende o deslocamento temporário de um indivíduo em busca de satisfazer interesses pessoais, notadamente ligados às práticas de lazer. O contexto histórico do turismo está atrelado à Revolução Industrial e à globalização, marcos importantes que contribuíram para o estabelecimento do turismo em todo o mundo. O Observatório do Turismo de Minas Gerais é uma rede de pesquisa que tem como principal finalidade monitorar o desenvolvimento do turismo no estado através do levantamento de pesquisas, dados, números e elaboração de indicadores. CRIATIVIDADEO destino deve assumir um compromisso com a incorporação da criatividade no desenvolvimento de políticas públicas, visando o fortalecimento dos ecossistemas criativos e o desenvolvimento da cultura e do turismo por meio da economia criativa. Sobre SALVADORA cidade do Salvador se encontra totalmente alinhada com a nova estratégia de Destinos Turísticos inteligentes, que impulsiona a aplicação de tecnologia, inovação e conectividade, como instrumentos de comunicação e informação para moradores e turistas.

Em muitos casos, como os de cidades em que a movimentação de visitantes é intensa, a criação de infraestrutura urbana ou a renovação e manutenção daquela já existente podem representar melhorias diretas à população. Durante o primeiro dia do seminário, foram discutidos temas cruciais relacionados ao turismo, como turismo de aventura, ecoturismo, uso sustentável de atrativos naturais, atividades de preservação de aves e a conservação dos espaços naturais em Altamira. Os participantes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências, promovendo uma visão mais abrangente sobre o turismo na região. O conceito de um destino turístico inteligente vai além da implementação de meios digitais, é um destino inovador, caracterizado por ofertar a seus visitantes produtos e experiências inovadoras, tecnológicas e criativas de qualidade. Com o surgimento de novos modais de transporte e meios de comunicação, populações de diferentes partes do mundo começaram a colocar em prática o seu desejo por conhecer novos lugares e culturas.

Qual é o objetivo principal do turismo?

No longo prazo, os benefícios sociais e econômicos trazidos pelo Turismo beneficiam a comunidade trazendo senso de preservação. O inglês iniciou suas atividades no século XIX, e é considerado o pai do turismo moderno. Com a pandemia da covid-19, que se instalou a partir de 2020, o setor foi um dos mais impactados. O Observatório publica periodicamente boletins estatísticos com os principais dados do turismo do estado. Relacionados à movimentação de visitantes e receita turística em Minas Geras, Número de estrangeiros, movimentação de aeroportos. O Centro de Eventos Vilmar Soares em Altamira foi palco do I Seminário de Turismo de Natureza de Altamira, evento aberto ao público promovido pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).

Ele foi inaugurado em 1966 e teve sua construção baseada no estilo francês e presente nas casas da Normandia. A cultura da região, fortemente influenciada pelos imigrantes alemães, italianos e suíços, promove festas típicas. E a Rota da Amizade Biotur com suas vinícolas são um capítulo à parte entre as muitas atrações. As praias, fazendas, cachoeiras, lagos, rios, hotéis-fazendas e reservas naturais de Santa Catarina dão espaço para o Turismo Rural, Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Esse é um dos recortes utilizados na classificação, podendo haver diversas categorias adicionais. Outras abordagens são igualmente empregadas para a caracterização do turismo, como a área a ser visitada, a forma de transporte, a faixa etária ou o estrato social. Este portal  foi desenvolvido seguindo as diretrizes e a metodologia do W3C – World Wide Web Consortium, apresentadas no documento Web Content Accessibility Guidelines. TECNOLOGIADe caráter transversal, permite a capacitação e análise da informação em tempo real, contribui com a sustentabilidade e melhora a acessibilidade. INOVAÇÃOAdoção de novos serviços, processos, métodos de comercialização ou de organização com a finalidade de melhorar os benefícios e a competitividade.

Depende da época que você for à cidade, será possível admirar as plantações de maçã e comer a fruta diretamente do pé. No restaurante do Hotel Renar, muitos dos pratos e doces do cardápio são feitos à base desta fruta. A população se envolve e a revitalização de espaços antes mal aproveitados passam a oferecer entretenimento.

Uma das mais utilizadas é a proposta pela Organização Mundial do Turismo (OMT), uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU). O turismo é entendido como uma movimentação temporária de uma pessoa, que parte de um ponto inicial, geralmente seu ponto de moradia, para lugares distintos. Sendo assim, o turista é classificado como o indivíduo que realiza um deslocamento voluntário por um determinado período. È baseado nisto que, diversos estudiosos vêm se preocupando em tornar pública a importância da preservação e do planejamento, de forma concreta e permanente. Os incentivos à estimulação da efetiva parceria entre órgão de preservação e turismo são cada dia mais comuns. De certo, convencer a comunidade da importância da preservação não é tarefa simples.


Publicado

em

por

Tags: