Misturas de produtos de limpeza que podem causar riscos

Misturas de produtos de limpeza que podem causar riscos

Se você está lidando com uma sujeirinha chata e quer usar dois produtos indicados como solução, tente usar primeiro um, depois o outro. A escala de pH, ou potencial de hidrogênio, é usada para medir a acidez ou alcalinidade de soluções aquosas, ou seja, de líquidos. Ela varia de 0 a 14 e substâncias com pH de valor 7 são consideradas neutras.

Água sanitária + Desinfetante

Quando esses dois produtos são misturados, eles podem criar um gás altamente tóxico chamado cloramina, que pode causar irritação nas vias respiratórias, olhos e pele. Além disso, a cloramina pode se acumular no ar e causar problemas respiratórios, principalmente em pessoas com condições respiratórias preexistentes. “Quando esses dois produtos são misturados, eles podem criar um gás altamente tóxico chamado cloramina, que pode causar irritação nas vias respiratórias, olhos e pele. Além disso, a cloramina pode se acumular no ar e causar problemas principalmente em pessoas com condições respiratórias preexistentes”, complementa Vanessa. A mistura incorreta de produtos de limpeza pode resultar em uma reação química perigosa. Isso porque alguns produtos contêm substâncias químicas que, quando combinadas, podem criar gases tóxicos, vapores nocivos ou até mesmo explosões.

O que é a ketamina, substância usada pela seita de Djidja Cardoso

Mesmo com carga afetiva, aquela misturinha milagrosa de família para limpar os rejuntes ou desinfetar o banheiro pode trazer sérios riscos à saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) adverte que produtos de limpeza só podem ser misturados se houver indicação no rótulo. Assim como os desinfetantes, os detergentes também podem conter aminas.

É pai ou mãe e se sente só? Estudo aponta que solidão é comum para 66%

É possível fazer uma pasta cremosa, ideal para limpar panelas queimadas ou limpar pequenas áreas enferrujadas. Já o detergente neutro misturado com o álcool têm um alto potencial de higienização. Podem ser utilizados para limpar superfícies que você quer dar aquele brilho extra, como o piso ou uma bancada. Vale destacar que essa mistura pode ocorrer involuntariamente quando limpamos a pia logo depois de lavar a louça sem enxaguar os resquícios de detergente que ficaram na cuba.

Combiná-la com produtos mais ácidos, como o vinagre, pode reverter a reação e soltar o gás tóxico no ambiente. “As empresas fazem estudos dos produtos para não fazer mal a pessoas e a pets, por isso não é legal misturar”, explica Flávia Taulois, sócia do Ateliê Casa, empresa especialista em higienização. O bicarbonato de sódio e o detergente neutro também funcionam bem juntos.

O gás cloro é especialmente perigoso quando inalado em espaços fechados, onde a ventilação é limitada. Como a maioria dos desinfetantes tem um composto de amônia como princípio ativo, este produto de limpeza não pode ser misturado com vinagre. Ambos podem liberar diferentes gases tóxicos e irritantes, incluindo o gás cloro, responsável por provocar graves danos à saúde. A mistura inadequada de produtos de limpeza também pode causar danos materiais. Alguns produtos de limpeza são corrosivos e podem danificar superfícies, como pisos, bancadas, revestimentos e roupas.

riscos ao misturar produtos de limpeza em casa

Em outras palavras, poderá causar queimaduras em quem usa, enquanto deverá destruir a superfície onde é aplicado. Os riscos de misturas com produtos de limpeza se dão na utilização de itens convencionais do mercado. Estes, por sua vez, contribuem mais para a poluição de nossas águas e da natureza inteirinha. Além dos riscos à saúde, as misturas inadequadas de produtos de limpeza também podem representar perigos à segurança.

“Em geral, são os que apresentam um PH muito alto ou baixo, sendo capazes de lesionar a barreira cutânea e irritar as mucosas”, explica a médica. “Especialmente os produtos para desinfecção de superfícies devem ser utilizados como indicado no rótulo do fabricante, pois tiveram seus resultados comprovados por testes de laboratório microbiológico. Qualquer variação qualitativa ou quantitativa pode levar a risco de resultados ou eficiência e da saúde do operador”, adverte Miguel Sinkunas, da Quiminac Indústria e Comércio. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu três notificações de intoxicações decorrentes da exposição ocupacional, em âmbito hospitalar, pela mistura/interação de substâncias químicas. É difícil pensar em um manual sobre quais misturas de produtos de limpeza são seguras ou não para a saúde, já que cada marca disponível no mercado pode incluir ingredientes específicos. Portanto, é uma mistura altamente prejudicial e não recomendada”, alerta.

Com o vinagre, ele vai ficar mais ácido e liberar o CO2”, explica Ferreira. Além disso, como o bicarbonato de sódio é uma substância básica e o vinagre é uma substância ácida, a mistura dos dois resulta em água e um sal chamado acetato de sódio, ou seja, você perde as propriedades de limpeza que esses produtos tinham antes. Se você participou de alguma feira de ciências na escola, você deve se lembrar daquele vulcão que entrava em erupção quando se misturavam bicarbonato de sódio e vinagre. Nessas condições, em que a espuma e o dióxido de carbono formado têm por onde escapar, a mistura desses dois produtos não é perigosa, mas ela pode até causar uma explosão se for feita em um recipiente fechado. A água sanitária tem como ingrediente ativo o hipoclorito de sódio, que apresenta propriedades germicidas e pode ser usado como alvejante de roupas.

Sinkunas destaca, ainda, que em ambiente corporativo é indispensável padronizar os processos de aplicação por POPs (Procedimento Operacional Padrão) que, uma vez validados e obedecidos fielmente, proporcionam confiança em seus resultados. O evento ocorreu pela mistura indevida de saneantes à base de quaternários de amônio, biguanida e hipoclorito a 1%. O CicloVivo é um site de notícias especializado em temas relacionados à sustentabilidade. O nosso ideal é transmitir a informação de um jeito simples e prazeroso. Por isso, o pediatra afirma que, antes de mais nada, deve-se sempre seguir as recomendações do fabricante do produto e, quando indicado, usar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

E você, já sabia de todas essas curiosidades sobre o uso de produtos de limpeza? Lembre-se, em caso de ingestão de alguma substância química não provoque vômitos, nem beba qualquer outro tipo de líquido. Encaminhe-se essência para sabão líquido imediatamente ao pronto socorro mais próximo, munido da embalagem ou do rótulo do produto ingerido. Para mais informações acesse o site e tire suas dúvidas sobre as substâncias que dão um verdadeiro match, ou não.

A maioria dos desinfetantes contém compostos amoníacos, ao misturar com detergente pode ocorrer a formação de gases causando intoxicação, queimaduras e alergias”, ressalta Carvalho . A água sanitária é um dos produtos de limpeza que não deve ser misturado a outras substâncias, pois tem o hipoclorito de sódio como princípio ativo, que apresenta propriedades germicidas, além de ser suficientemente forte para matar uma série de vírus. A combinação dela com outros produtos de limpeza pode ser muito perigosa. Laura não poupa palavras ao dizer que os produtos de limpeza caseiros não são confiáveis, e que seguir esse tipo de instrução pode levar a seríssimos casos de intoxicação. Fazendo misturas em casa ou comprando produtos clandestinos, você coloca em risco a sua vida e a da sua família. Produtos industrializados passam por testes de eficácia e segurança e têm registro na ANVISA para poderem ser vendidos.


Publicado

em

por

Tags: