O que pode acontecer com o veículo que não passou pelo recall?

O que pode acontecer com o veículo que não passou pelo recall?

Portanto, além do recall pendente impedir a transferência e o licenciamento do veículo, para nós, do ramo de vistoria, o mais importante é o risco do condutor”, explica Rogério Silva, Supervisor Operacional da Olho Vivo, rede de franquias de empresas de vistoria. Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.

Segundo o artigo 131, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os recalls que podem impedir o licenciamento de um veículo automotor, caso não sejam atendidos pelos motoristas, são aqueles publicados a partir de 1º de outubro de 2019. Ou seja, caso seu automóvel esteja devendo alguma campanha anterior à tal data, o amigo condutor não corre o risco de ficar sem o documento de licenciamento. Porém, há o risco à segurança, afinal, o carro não passou pela devida substituição de peças. – As informações referentes às campanhas de chamamento de consumidores para substituição ou reparo de veículos realizadas a partir de 1º de outubro de 2019 e não atendidas no prazo de um ano, contado da data de sua comunicação, devem constar do Certificado de Licenciamento Anual. Antes de começarmos a entender os problemas que o condutor pode encontrar ao não fazer o recall do veículo, é importante termos em mente o que é essa ação.

Carros com reparos a fazer costumam afugentar compradores em potencial. Confira todos os detalhes sobre recall e a importância desse procedimento para a segurança do veículo e para que o motorista possa fazer o licenciamento, sem dores de cabeça. Estou com o problema também sobre o recall, já foi feito o recall em 2019, não havia nada no detran e do nada apareceu no detran o recall, a montadora fala que não tem nada pendente e o detran fala que a montadora precisa dar baixa. Para realizar a consulta de um veículo fabricado pela Honda, basta acessar o portal on-line da fábrica, informar o número da placa do veículo ou o número de chassi, confirmar o captcha e a informação irá aparecer para o usuário.

“Quando o cidadão regularizar a situação e a montadora der baixa no procedimento, automaticamente, a observação de recall é retirada do CRLV-e e o proprietário poderá ter acesso ao CRLV tranquilamente pela CDT”, garante Lucélia. Para retirar a notificação de recall e conseguir gerar o Licenciamento Digital, o cidadão precisa entrar em contato com a concessionária, agendar a regularização do recall e, então, levar o veículo para realizar o reparo ou troca de peça. Implementaremos funcionalidades para quando o veículo tiver o indicador de recall, aparecer uma tarja ‘recall não atendido’ em cima do módulo de veículos. Além disso, quando o cidadão entrar no módulo de veículos, também, terá a sinalização para qual veículo existe aviso de recall. O aplicativo mostra que 2020 teve ao todo 85 chamados monitorados, sendo de 26 diferentes montadoras envolvidas e 205 modelos afetados. Esses números representam 4% a mais de montadoras e 6,77% a mais de veículos comparados com o ano de 2019.

Recalls Pendentes e Segurança Veicular

Geralmente um defeito de fábrica, que pode colocar a vida dos ocupantes do veículo, foi detectado pela montadora e precisa ser reparado imediatamente. A partir de agora, todos os donos de veículos que têm algum recall pendente há mais de um ano, ficarão impedidos de fazer o licenciamento anual, até que comprovem que realizaram o conserto solicitado pela montadora. Porém, é válido destacar que, aparentemente, os fabricantes não estão preparados para atender a uma grande demanda por recalls. Afinal, como antes não existia uma cultura do motorista brasileiro atender a tais campanhas de alerta para substituição de peças, as concessionárias não dispunham de grande estoque dos componentes que precisariam ser trocados.

Recall pendente: mais uma informação das consultas da Checktudo!

Mesmo que você poupe bastante o carro durante o processo de venda, é importante mantê-lo sempre em bom estado. Mas nós recomendamos mesmo uma boa vistoria de segurança e revisão geral. Assim, você garante que elementos básicos de funcionamento como pneus, óleo, sistema elétrico e freios estejam em boas condições. Aproveite e peça para verificar todos os fluídos, e até passar Consultar Renavam pela placa o carro por um scanner. Fiz o recall a 5 meses porem nao foi dado baixa,procuro o detran eles falam que a montadora que tem que dar baixa,procuro a montadora eles diz que é o detran ,nao sei mais a quem recorrer. A CDT é o aplicativo que reúne a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) em formato digital.

O que é um recall?

Caso o cidadão não realize o Recall até o licenciamento do próximo exercício (após a inclusão da observação), este será bloqueado ao cidadão. A tecnologia criada pelo Serpro em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) já está em funcionamento e tem o objetivo de garantir mais segurança e transparência ao cidadão. Obrigatória desde 1º de janeiro de 2011, a proteção lateral é um item para melhorar a segurança no trânsito e reduzir as mortes. Esse sistema é ideal para pequenas e médias empresas, pois permite que todas as avaliações sejam integradas em um único lugar e que as informações possam ser acessadas por todos os funcionários de uma loja ou até de um grupo. Isso, além de levar a acidentes de trânsito, pode impactar diretamente no valor de revenda, dificultando a sua negociação. Mais de 24 anos de experiência no mercado de sistemas de inspeção e vistoria veicular.

§ 3º Sempre que tiverem conhecimento de periculosidade de produtos ou serviços à saúde ou segurança dos consumidores, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão informá-los a respeito. A depender da gravidade da falha identificada, o recall em alguns casos acaba na substituição do veículo, como foi o caso do recall do Onix Plus em 2019, em que os condutores que tiveram seus veículos danificados receberam um outro veículo de maior valor como recompensa. Caso não queira mesmo fazer esses reparos, faça alguns orçamentos e informe estes valores no ato da venda. Desta maneira, o comprador terá uma boa noção do quanto precisará investir para manter o carro rodando em ótimas condições. Apesar do proprietário do veículo ser informado por diversos meios, como por aplicativos e mensagens na televisão, o proprietário de um veículo pode não ver e acabar sendo impedindo de realizar a renovação do licenciamento sem saber o motivo.

Como realizar consulta sobre recall de veículos no Portal de Serviços Senatran?

Para saber se um veículo foi chamado para algum reparo emergencial, o proprietário pode consultar diretamente nos sites das montadoras/fábricas, além do Portal de Serviços do Denatran e pelos aplicativos já citados neste artigo. Quando um veículo possui recall pendente, quer dizer que ele recebeu um chamado de recall, mas não foi levado à concessionária para que fosse feito o conserto solicitado pela montadora. O termo derivado da língua inglesa significa “chamado de volta” ou “chamamento”, e é utilizado por fabricantes de produtos de qualquer natureza, uma vez que sejam identificados defeitos de fábrica que coloquem em risco a segurança dos consumidores. Segundo comunicado da Stellantis – mega grupo que comanda marcas como Jeep, Peugeot, Citröen e Fiat -, a taca de realização de recalls aumentou. Isso ocorre devido aos ajustes de segurança, por exemplo, que todas as montadoras devem seguir. O recall pode acontecer ainda a partir de outras medidas, como a possibilidade de solicitar ao governo o envio de cartas e mensagens eletrônicos de aviso aos proprietários dos automóveis envolvidos nas campanhas.


Publicado

em

por

Tags: